Escolas da CREDE 3 brilham na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia em Recife.

15 de outubro de 2024 - 15:51

A participação das escolas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 3) na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), realizada em Recife, Pernambuco, foi marcada por grandes conquistas. Estudantes e professores de diversas instituições da região receberam premiações expressivas e credenciamentos para eventos científicos internacionais, reafirmando a excelência educacional da CREDE 3.

A EEMTI Vicente de Paulo da Costa se destacou com dois projetos premiados:O projeto “Compreensão e Valorização da Diversidade Étnico-Racial Brasileira através da Construção de Poemas, no Espaço Escolar, Baseados nos Textos da Escritora Conceição Evaristo”, desenvolvido pelos alunos Ana Jéssica do Nascimento Mesquita e Francisco José do Nascimento Filho, sob orientação das professoras Maria Vanderlinde Neves Marques e Francisca Brenda de Sousa Silveira, conquistou o 1º lugar na área de Linguística, Letras e Artes. O projeto foi credenciado para participar da Milset Expo-Sciences International 2025, em Abu Dhabi.O projeto “Explorando Conhecimento e Criatividade: Estratégias Interdisciplinares para Prevenir o Uso de Drogas no Ensino Médio”, dos alunos Geraldo Gilardo de Sousa Filho e Paulo Victor Castro da Silva, orientados pela professora Maria Beatriz Oliveira da Silva e coorientados pelo mestre Francisco Ageu Ribeiro do Nascimento, foi credenciado para a Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN).

A EEEP Professora Rosângela Albuquerque de Couto também obteve grande destaque com o projeto “O Uso da Tecnologia nas Escolas Municipais da Sede de Itarema como Ferramenta de Fomento à Equidade de Gênero e para a Cultura de Respeito à Mulher”. As alunas Ana Vitória de Menezes da Silva e Vitória Ellen Rodrigues Sá, orientadas pelo professor Robson Oliveira da Silva, conquistaram o 2º lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas. O projeto foi credenciado para a Luxembourg International Science Expo (LISE), a ser realizada em novembro de 2025, e o professor Robson Oliveira foi premiado com o 2º lugar no prêmio “Master Innovator”, que celebra os orientadores mais destacados da feira.

Outro destaque foi a EEEP Sandra Carvalho da Costa, que conquistou o 3º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra com o projeto “A Etnomatemática como Resposta para Inclusão e Reconhecimento do Conhecimento na Aprendizagem (ERICA)”. O trabalho, desenvolvido pelos alunos Vinícius Gabriel, Robson Teixeira e Salatyel Kewry, sob a orientação do coordenador escolar Johnantan Gonsalves, foi credenciado para o 66º London International Youth Science Forum, em 2025, em Londres.

As conquistas da CREDE 3 na FENECIT evidenciam o alto nível acadêmico dos estudantes e a qualidade da orientação dos professores, reafirmando o compromisso da regional e da SEDUC com o avanço da ciência e tecnologia nas escolas.

Equipe de Comunicação da CREDE 3
15.10.2024