Seduc lança retificação do edital do Ceará Científico Digital 2021

6 de setembro de 2021 - 14:52

A Secretaria da Educação (Seduc) torna pública retificação do edital do Ceará Científico Digital 2021.

Acesse a ERRATA

 

A Secretaria da Educação (Seduc) promove a edição 2021 do Ceará Científico, projeto que faz parte da política de popularização das ciências, cultura e tecnologia do Governo do Ceará. Neste ano, devido à necessidade de distanciamento social, a ação será realizada em formato digital. Desta forma, busca-se manter viva a tradição de fomentar o desenvolvimento da pesquisa nas escolas da rede pública cearense. O evento faz parte do calendário anual da Seduc desde 2007 e possibilita a socialização das criações elaboradas pelos estudantes nos diversos campos do saber, com o apoio de professores orientadores.

A ação visa estimular a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da comunidade e da sociedade, proporcionando a vivência do protagonismo estudantil. Ao todo, haverá nove categorias para a submissão de trabalhos, de acordo com a área explorada.

Acesse AQUI o edital

Para participar do Ceará Científico, as obras podem estar em execução, mas precisam já apresentar resultados. Não serão aceitos projetos concluídos há mais de três anos, ou seja, antes de 1º de junho de 2018. As inscrições no Portal deverão ocorrer até 30 dias antes da realização do evento, que tem previsão para acontecer nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2021. Nesta edição, não será obrigatório realizar as etapas escolar e regional.

Integração
Por meio do incentivo à integração curricular, à interdisciplinaridade e à transdisciplinaridade, o projeto pretende fornecer meios para consolidar a aprendizagem e potencializar a geração de conhecimento por parte dos alunos.

Em 2021, também será realizada uma Jornada Steam (termo em inglês que consiste na associação das disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com oficinas e palestras no objetivo de apresentar aos professores da rede estadual esta abordagem.

A iniciativa busca, ainda, fortalecer parcerias entre instituições acadêmicas e educacionais com as escolas, tendo em vista a obtenção de apoio científico, tecnológico e pedagógico no desenvolvimento de projetos. O Ceará Científico Digital 2021 é realizado em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC); o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Ceará Científico Digital 2021 contempla as seguintes categorias de pesquisa:

I – Ciências e Engenharias;
II – Ciências Humanas e Sociais aplicadas;
III – Educação Ambiental;
IV – Expressões Artístico-Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental;
V – Ferramentas tecnológicas em educação e Aplicação das TIC;
VI – Linguagens e suas Tecnologias;
VII – Matemática e suas Tecnologias;
VIII – Pesquisa Jr. – Ensino Fundamental II e EJA Fundamental;
IX – Robótica e Automação.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seduc