Escolas Indígenas Tremembé da CREDE 3 realizam busca ativa escolar para garantir o direito à educação dos estudantes

9 de junho de 2021 - 13:42

Mesmo em tempos tão dificeis, em que a situação pandêmica acentuou a vulnerabilidade de muitas famílias e ampliou as desigualdades educacionais no país, o compromisso com o direito à educação de crianças e adolescentes deve continuar sendo prioridade dos governos e da sociedade. Assim, a Busca Ativa Escolar é uma estratégia para garantir que nem 1 criança e adolescente fique fora da escola. Nas escolas indígenas Tremembé essa prática se intensificou, e de acordo com as possibilidades existentes, gestores e professores pensam, planejam, elaboram e executam a melhor maneira de alcançar o estudante.

As estratégias que se apresentam mais eficazes são: acompanhamento diário da frequência para identificar os alunos que necessitam de maior atenção, por não darem devolutiva das atividades; Reunião com as famílias para firmar compromisso de apoio, distribuição de panfletos com mensagem aos pais, sensibilizando-os para a importância da parceria; Na entrega e devolutiva das atividades professor, diretor, ou coordenador conversam com pais e estudantes; Atendimento individual pelo Whatsapp com agendamento realizado pelo professor para ajudar nas atividades.

Os resultados alcançados são o uso de metodologias e estratégias que favoreçam significativos, a manutenção do vínculo com os estudantes, a maior interação entre escola, família e estudante; o compromisso, cuidado e zelo dos professores com o uso de metodologias e estratégias que favoreçam a aprendizagem do estudante.

 

Maria do Socorro Fontenele

Superintendente Escolar