CREDE realiza a I Formação de 2017 com os professores das Escolas Indígenas
30 de março de 2017 - 16:24
A CREDE 3 realizou no mês de março, a I Formação para o Eixo de Educação Infantil do MAISPAIC com os professores das Escolas Indígenas. O encontro aconteceu no Auditório da CREDE 3, com duração de 8h e contemplou a seguinte pauta:
• Eixo de Literatura e Formação do Leitor cuja temática “Pipa” foi o centro do Círculo de Cultura, no qual contamos com a participação da professora Cláudia Rodrigues. O momento se estendeu com a leitura comentada do texto: A Importância da Literatura para a Infância;
• Concepções de Criança, Infância e Educação Infantil/A indissociabilidade entre o cuidar e o educar, momento de ricas reflexões e reavaliação de alguns conceitos;
• Conhecendo as Orientações Curriculares para a Educação Infantil, cuja leitura completa da obra foi um encaminhamento da formação;
• A Criança da Pré-escola e o Papel do Professor, conhecendo características dessa fase e como o professor pode desempenhar melhor sua função;
• A Prática Pedagógica na Educação Infantil, envolvendo alguns itens básicos como planejamento, rotina e avaliação.
A formação foi conduzida pela técnica Raimunda Nonata de Almeida Parente, que promoveu um estudo dirigido com os professores por meio de apresentação e discussão dos conteúdos abordados, sugestões de atividades, apresentação de modelos de relatórios e roteiros avaliativos voltados para a Educação Infantil, bem como de sondagem de aprendizagem no final do encontro.
As discussões foram enriquecidas com a participação dos docentes presentes, que demonstraram entusiasmo e motivação para aprofundar seus conhecimentos.
Responsável pelas informações:
Raimunda Nonata de Almeida Parente
Técnica responsável pelo Eixo da Educação Infantil-MAIS PAIC