CREDE 3 realiza a I Fomação do Ciclo de Alfabetização
24 de março de 2017 - 15:50
A CREDE 3 realizou, no dia 21 de março, a I Formação Regional de Formadores Municipais que estão inseridos no Ciclo de Alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I. O Evento Formativo contou com a participação de Formadores das Secretarias Municipais dos Municípios de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos.
O objetivo é solidificar uma rede extremamente importante para a alfabetização por meio da SEDUC e CREDE 3, em parceria com os municípios para garantir às crianças o direito à alfabetização.
A referida Formação foi conduzida pela professora Kátia Carvalho e teve como pauta os seguintes temas: Círculo de Acolhida; vivência e estudo do Círculo de Cultura, contemplando o Eixo de Literatura e Formação do Leitor e apresentação do material pedagógico Eu conto contigo!; na Matemática, foi trabalhado o Bloco Espaço e Forma, da Proposta Curricular do Estado do Ceará, em que foi feita uma sondagem e discussão acerca da Geometria no ciclo de alfabetização; já em Língua Portuguesa, houve um espaço de Diálogo com os Formadores, em seguida, foi apresentado o material estruturado e outros recursos pedagógicos que darão subsídios significativos para o trabalho docente.
A Formação tem como foco preparar os formadores municipais para que eles tenham uma atuação cada vez mais qualificada na formação dos professores alfabetizadores.
Responsável pelas informações:
Kátia Regina Carvalho da Cruz Oliveira
Gerente Regional do MAIS PAIC e Formadora do Ciclo de Alfabetização