CREDE 3 apresenta na SEDUC as ações de educação das relações étnico-raciais desenvolvidas na regional

22 de novembro de 2016 - 14:47

As ações relacionadas à Educação das Relações Étnico-raciais desenvolvidas no âmbito da Crede 3/ Acaraù foram apresentadas no evento alusivo ao Dia da Consciência Negra promovido pela SEDUC nessa sexta-feira, dia 18 de novembro.  O objetivo da ação foi sensibilizar os servidores e demais participantes para a valorização da cultura afro-brasileira. A iniciativa foi organizada pela Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria. A mesa temática abordando “Educação, Cidadania e o espaço do negro e da negra na sociedade”, contou com a presença de membros do Movimento Negro do Ceará, do pesquisador Hilário Ferreira, da professora Zelma Madeira, da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial, alunos e da profa. Maria Socorro Brandão Everton, Coordenadora Regional do PPDT,  que apresentou experiências exitosas da regional como a Caravana da Cultura Afro-brasileira e o Projeto Pérola Negra.

A Caravana da Cultura Afro-brasileira, uma experiência que já está no 6º ano de implementação, trabalha na perspectiva do protagonismo dos alunos na implementação dos direcionamentos da Lei 10.639. Uma iniciativa da profa. Gleiciane Freitas e  de outros educadores, sempre contou com o apoio da CREDE, através das ações desenvolvidas pela coordenadora da Educação Étnico-racial, profa. Erlane Muniz. Em 2016, a ação tomou maior proporção, uma vez que está sendo vivenciada por todas as escolas regulares e profissionais da CREDE 3, além de algumas escolas da rede municipal estar recebendo a Caravana. Nos dias 29 e 30/11 e 1º/12, a Caravana percorrerá as escolas estaduais dos municípios de Acaraú, Cruz, Jijoca, Bela Cruz, Marco, Morrinhos e Itarema.

O Projeto Pérola Negra, de iniciativa da Profa. Socorro Brandão, também já é uma experiência consolidada. Com oito anos de existência, o trabalho tem como foco a valorização da descendência africana e o desenvolvimento de auto-pertencimento afro de alunos e professores. O Projeto já foi premiado pelo CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) no 5º Prêmio Educar para a Igualdade Racial (2010) e foi uma das 10 experiências selecionadas no I Edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra, promovido pelo Instituto Unibanco, Fundo Baobá e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Recentemente, o Projeto foi destaque no II Seminário Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra, realizado em São Paulo onde foi lançado o II Edital (inscrições até 30 de novembro) no endereço  http://www.institutounibanco.org.br/juventude-negra/). Ressaltamos que a escola selecionada no II Edital receberá um apoio de R$ 35.000,00 para implementação das ações em 2017.

FOTO 3

Responsável pelas informações:

Maria do Socorro Brandão Ewerton

Assistente Técnica- CREDE 3