CREDE 3 realiza Encontro Regional de fortalecimento das discussões sobre a Base Nacional Curricular Comum – BNCC

29 de fevereiro de 2016 - 13:15

A CREDE 3 (Acaraú) realizou nessa terça feira, dia 23 de Fevereiro, um Seminário com o tema: BNCC uma discussão necessária. Este momento envolveu representantes das Secretarias Municipais de Educação, gestores escolares do ensino fundamental e médio e representantes da escolas da rede particular dos municípios  de sua abrangência. Esta é mais uma atividade que busca fortalecer o trabalho já realizado anteriormente com os Secretários de Educação e gestores escolares da rede estadual.

O momento iniciou com a fala da Coordenadora da CREDE 3, profª Elvira Veras, que chamou a atenção para a necessidade de discutir este documento no seio das instituições educacionais, principalmente,  na escola, e desta forma gerar um processo de reflexão que venha  contribuir com a construção de uma base que realmente garanta os direitos á aprendizagem em toda e qualquer região do país. O encontro teve como principal objetivo discutir sobre a garantia dos direitos a educação constantes na BNCC fazendo uma relação com a realidade que temos em nossa rede de ensino e os desafios que se apresentam  mediante a garantia desse direito. 

Durante a exposição realizada pela orientadora da Cedea, profª Àurea Rita, foram também expostos os grandes paradigmas que precisam ser quebrados para vivermos efetivamente a implantação desta nova organização proposta pela BNCC. Destacou  a necessidade de conhecermos e alinharmos os eixos orientadores, os objetivos de aprendizagem e os temas integradores, garantindo assim, a aproximação fundamentada desse processo com o dia a dia da sala de aula. Também foi realizado um estudo de grupo sobre os direitos á educação norteado pela seguinte pergunta: O que devemos fazer para garantir os direitos a educação? A síntese desta discussão foi apresentada em plenária. 

 

 

Responsável pelas Informações:

Elvira Maria Fernandes Veras
Coordenadora da CREDE 3/Acaraú
(88)3661.1498