CREDE 3 realiza Seminário Regional de Avaliação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

18 de dezembro de 2015 - 12:44

Com vistas a garantir a qualidade do Ensino Médio ofertado no país, foi instituído por meio da Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Este Pacto contemplo, a ação de formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos de Ensino Médio por meio da colaboração entre Ministério da Educação, Secretarias Estaduais de Educação e Universidades.
Esta ação tem o objetivo central de contribuir para o aperfeiçoamento da formação continuada de professores a partir da discussão das práticas docentes à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM (Resolução CNE/CEB n° 2, de 31 de janeiro de 2012). Nesse sentido, a formação se articula à ação de redesenho curricular em desenvolvimento nas escolas públicas de Ensino Médio a partir dessas Diretrizes.
O Pacto no Ceará é coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) contando com a participação das outras Instituições de Ensino Superior do Estado (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Cariri, Universidade Regional do Cariri e Instituto Federal do Ceará) e Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC); formando um Comitê de Gestão do Programa em que cada Universidade é representada por um Coordenador Adjunto. A proposta de formação contempla em torno de dezoito mil professores no Ceará, sendo 530 pertencentes à CREDE 3.

Sobre o Seminário Regional

O I Seminário Regional de Avaliação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Ceará – CREDE 3 – teve como objetivo avaliar as ações desenvolvidas pelo Pacto, assim como toda a formação promovida pelo Programa, dos professores nas Escolas Públicas Estaduais localizadas na região da CREDE 3, que abrange 7 municípios: Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos. Além disso, oportunizou aos profissionais da educação uma troca de experiências acerca dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante e após o Pacto.
O evento ocorreu ontem (17/12) no auditório da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa (Acaraú) e contou com a participação de diretores, coordenadores escolares, professores orientadores de estudo, técnicos da CREDE 3, do Coordenador Estadual do Pacto, professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, da Coordenadora da CREDE 3, professora Elvira Maria Fernandes Veras e dos formadores regionais do Pacto na CREDE 3 Roberto Marquedonen Martins dos Santos e Márcia Roberta Silva de Azevedo.

Responsável pelas Informações:

Roberto Marquedonen M. dos Santos (Prof. Mult. do NTE e Formador Regional do Pacto na CREDE 3)

Contato: marquedonen@crede03.seduc.ce.gov.br