Cearense representa o Nordeste na final do Prêmio Professores do Brasil 2015
25 de novembro de 2015 - 09:35
O cearense Fernando Nunes de Vasconcelos, professor da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França, no município de Bela Cruz, representará a Região Nordeste no Prêmio Professores do Brasil. Ele está participando da última etapa da avaliação, em âmbito nacional, com o projeto “Tecendo Ciências, na categoria Ensino Médio. Entre os dias 1 e 4 de dezembro pŕoximo, o educador participará de diversas atividades em Brasília. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3, às 16 horas, no Hotel Royal Tulip.
O Prêmio Professores do Brasil consiste na seleção e premiação de experiências pedagógicas bem sucedidas, desenvolvidas por professores das escolas públicas em uma das etapas da Educação Básica, que, comprovadamente, tenham tido êxito, considerando as diretrizes, metas e estratégias propostas no Plano Nacional de Educação. A ação objetiva reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação. É uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com organizações parceiras.
O projeto Tecendo Ciências utiliza a iniciação científica Júnior como método de ensino. Os estudantes da escola são constantemente estimulados a criarem projetos científicos que resolvam problemas locais, aliando sempre a teoria à prática. Durante a execução das pesquisas, recebem orientações do professor orientador na realização dos experimentos, na coleta e interpretação de dados. Para a diretora da EEEP, Girliane Teixeira, a ação transformou a escola em um laboratório de pesquisa e tornou os alunos protagonistas do processo ensino aprendizagem. No decorrer da ação pedagógica foram realizadas atividades como aulas sobre o uso das regras da ABNT, orientações sobre construção de banner e diaŕio de bordo, workshops preparatórios e exposições científicas.
Professor desde 2005, o incentivo à pesquisa faz parte do cotidiano de Fernando Vasconcelos. Ele diz que os estudantes são abertos à inserção no mundo épico da ciência e, que a partir desse envolvimento, além da maior integração na sala de aula, os alunos passam a ser mais observadores e questionadores. “Como reflexo do aprimoramento da característica de observação, os alunos elaboram propostas de solução para problemas enfrentados em suas localidades, na realidade que os cerca e no próprio ambiente escolar. Trabalhar com ciência é uma experiência incrível com resultados pedagógicos comprovados” – garante o educador.
O trabalho com iniciação científica tem trazido resultados positivos e a conquista de muitos prêmios. Em 2013, Fernando Vasconcelos foi vencedor do Prêmio Aprender a Ensinar Tecnologias Sociais, promovido pela Fundação Banco do Brasil, e do Prêmio Professor Destaque da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, promovida pela USP. Participou ainda, com seus alunos, de três edições da Intel Isef, maior feira de ciências do mundo, conquistando vários prêmios em eventos científicos nacionais e internacionais.
Fernando considera o magistério uma das atividades mais deslumbrantes, mais apaixonantes e arrebatadoras que existem. “Árdua, sem dúvida, mas indescritivelmente sublime. Conhecer nossos alunos, transmitir e receber conhecimento, contribuir com a formação de cidadãos são ações que não têm preço. Acredito no que faço, acredito no potencial que os meus alunos têm de transformar a sua própria realidade, tendo a educação como mecanismo” – ressalta.
Fonte: http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/195-noticias-2015/9804-cearense-representa-o-nordeste-na-final-do-premio-professores-do-brasil-2015