CEJA de Acaraú realiza ações no Dia da Consciência Negra

24 de novembro de 2015 - 14:14

O Dia da Consciência Negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas, mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.
Dada a importância do evento, o CEJA Pe. Antônio Tomás (Acaraú) promoveu uma exposição de livros e painéis em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
Nesta ação, algumas obras de escritores que defenderam o movimento negro foram apresentadas para a comunidade escolar, dentre eles: Machado de Assis, Castro Alves, Lima Barreto, Cruz e Sousa, José do Patrocínio. Esses vultos históricos devem ser lembrados para mostrar a grande importância que os negros e afrodescendentes tem em nossa literatura.
Alunos, professores e gestores visitaram o ambiente, realizaram leituras de algumas obras e registraram um momento especial no dia alusivo à data. Vale lembrar que a resistência dos afrodescendentes também ocorreu no aspecto religioso e cultural e que a formação social  do Brasil se deve a esse grande movimento.

 

Resp. pelas Informações:

Maria Vânia Felipe Rocha (LIE)
mariavaniarocha2@gmail.com