Crede 3 realiza I Seminário Regional: Percebendo a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no cotidiano escolar

16 de outubro de 2015 - 08:54

Nos dias 7 e 8 de outubro de 2015 a Crede 3, através da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem CEDEA, realizou o I Seminário Regional sobre a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. O momento faz parte do curso de Formação para professores ofertado pela Secretaria de Educação na plataforma Ead Seduc, contabilizando uma carga horária de 16 hs/a presenciais. Todos os cursistas presentes darão continuidade à formação, na modalidade à distância, contabilizando um total de 120h com certificação. O objetivo principal do seminário foi resgatar a cultura afro-brasileira e indígena no sentido de reintegrar os educadores e educandos nos valores étnicos e sociais da ancestralidade nacional. O momento desenvolveu-se com a seguinte pauta:
1º dia: Acolhida, Palavra da Coordenadora da Crede 3/ Professora Elvira Maria Fernandes Veras; Apresentação Geral do Curso de Formação Continuada para os professores. Plataforma EAD SEDUC/ ead_treina.seduc.ce.gov.br(Coordenação Profª Gleiciane Freitas);Apresentação Dialogada em Slides: Conselho Nacional de Educação – Resolução Nº 1 de 17/06/04 e Parecer Nº 003/2004; Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena, Recorte do Vídeo 10 anos da Lei 10639/03 (Coordenação Profª Erlane Muniz);Apresentação das atividades desenvolvidas pela Crede 3:Projeto Destaque: Caravana da Cultura Afro-brasileira – Construindo valores e identidades.
No período da tarde seguimos a pauta com a oficina 1 contemplando o Tema: A pesquisa como princípio didático no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e indígena. Mediadora (Profª Gleiciane Freitas)
2º dia: Continuamos as atividades práticas com a oficina 2 Tema: A prática cotidiana dos desdobramentos da Lei 11.645/08 e A luta pela implementação da Lei 10.639: a Experiência do Projeto Pérola Negra, Mediadora (Profª Socorro Brandão). O segundo dia contemplou atividades práticas, lúdicas, como jogos, dinâmicas, bingos pedagógicos, trabalhos em equipe, entre outros. Encerramos o momento com uma avaliação escrita e os encaminhamentos gerais para continuidade da formação.

Responsável pelas Informações:

Erlane Muniz de Araújo Martins – Sup. Escolar (CREDE 3)

Contato: erlane@crede03.seduc.ce.gov.br