EEEP de Acaraú socializa o projeto de reutilização da água de condensação dos condicionadores de ar

20 de maio de 2015 - 16:13

O Projeto de reutilização da água de condensação dos condicionadores de ar teve início, em 2014, com a observação da água expelida pelo processo de condensação dos aparelhos da EEEP Marta Giffoni (Acaraú), curiosidade gerada a partir de um estudo feito sobre o desperdício de água no planeta.
Para a execução deste, foi necessário medir o volume de água de condensação por gotejamento de uma amostra de 11 condicionadores de 48.000 BTUs das salas de aulas, secretaria e laboratórios da escola, utilizando um recipiente plástico, graduado, com capacidade de 20 litros. Essa ação possibilitou o cálculo do valor da economia diária de água, em metros cúbicos e em real, se a água de condensação por gotejamento fosse reutilizada. Além disto, alguns alunos estão se destacando com relação à replicabilidade do Projeto, pois realizaram visitas às salas de aula mostrando para as turmas a importância do uso adequado de água e medidas racionais para evitar o seu desperdício na escola.
Esta prática, realizada por estes alunos, também está contribuindo para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, pois está estimulando a participação social destes jovens frente ao desenvolvimento sustentável da escola.

 

Responsável pelas Informações:

Fabiana Carvalho – Gestora
fabianacarvalho@escola.ce.gov.br