CREDE 3 realiza IV Encontro de Formação da 2ª Etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

12 de maio de 2015 - 11:35

A CREDE 3, de Acaraú, realizou no último dia 08 de Maio, o IV Encontro de Formação com os Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
Este encontro contou com a presença de 35 Orientadores de Estudo das Escolas Públicas Estaduais, superintendentes escolares e coordendora do Projeto Professor Diretor de Turma e foi mediado pelos Formadores Regionais da CREDE, Professores Roberto Marquedonen M. dos Santos e Márcia Roberta Silva de Azevedo.
Da mesma forma que nos encontros anteriores desta 2ª etapa do Pacto, o encontro teve início com uma mesa redonda composta por professores da área de Linguagens, convidados especialmente para este momento:
Áurea Rita Silveira (Língua Estrangeira – Orientadora da CEDEA – CREDE 3)
Liduína Maria Osterno Jovino (Língua Portuguesa – Coordenadora Escolar da EEEP Mons. Waldir Lopes da Castro – Marco – Ce)
Maria Aládia Brandão Silveira Guilherme (Artes – Coordenadora Escolar da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa – Acaraú – Ce)
Sâmia Régia Vasconcelos Carvalho (Ed. Física – Coordenadora Escolar da EEEP Júlio França – Bela Cruz – Ce)
Outros temas abordados foram:
1) A área de Linguagens e a sua contribuição para a formação do estudante do Ensino Médio;
2) O sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de Linguagens;
3) Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Linguagens;
4) Possibilidades de Abordagem pedagógico-curriculares na área de Linguagens.
Destaque para a atividade coletiva abordando o tema (2), onde os participantes, em grupos, refletiram sobre os sub-temas:
– Sujeito, sujeitos da escola, contexto, interação;
– Subjetividade e produção de conhecimento na juventude;
– Práticas de linguagem nos componentes curriculares da área, e
– Direitos de aprendizagem e desenvolvimento humano e as práticas de linguagem. (caderno 4, p. 14 a 20)
Após a produção de um texto que teve como perguntas norteadoras: O que o texto me diz e o que eu digo ao texto, os relatores dos grupos postaram o produto final desta atividade em um fórum criado para este fim no Solar (UFC).

Responsáveis pelas Informações:

Roberto Marquedonen M. dos Santos/ Márcia Roberta S. de Azevedo (Formadores Regionais)

marquedonen@crede03.seduc.ce.gov.br