CREDE 3 realiza formação com os Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

27 de abril de 2015 - 10:45

No dia 24/04/2015 (sexta-feira), a CREDE 3, através dos seus Formadores Regionais, professores Roberto Marquedonen M. dos Santos e Márcia Roberta Silva de Azevedo, realizou o III Encontro de Formação com os Professores Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

O evento ocorreu no auditório da CREDE 3 (Acaraú) e contou com a presença dos Orientadores de Estudo do Pacto, técnicos da CREDE e 3 professores convidados.

Da mesma forma que ocorreu na formação anterior, foi realizada uma mesa redonda com professores da área de Ciências da Natureza sobre o tema: Refletindo sobre as formas como o conhecimento científico tem sido trabalhado na escola e suas implicações com relação à formação dos estudantes. Participaram do debate os seguintes professores convidados: Wanglêsio Silveira de Farias (Professor de Física da EEM São Francisco da Cruz), Ricardo Augusto Alves de Oliveira (Coord. Escolar da EEM Ricardo Sousa Neves – Marco) e Francisco José da Costa (CEDEA – CREDE 3).

Nesta formação, iniciamos o estudo do caderno 3 do Pacto, na área de Ciências da Natureza e os temas abordados foram:

– Contextualização e Contribuições da Área de Ciências da Natureza para a Formação do Estudante do Ensino Médio;
– Os sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de Ciências da Natureza;
– Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Ciências da Natureza;
– Possibilidades de abordagem pedagógico-curriculares na área de Ciências da Natureza.

Responsável pelas Informações: Roberto Marquedonen Martins dos Santos (Formador Regional)

Contato: marquedonen@crede03.seduc.ce.gov.br