Formadores Regionais da CREDE 3 realizam I Encontro de Formação da 2ª Etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

9 de março de 2015 - 16:44

A CREDE 3, de Acaraú, realizou no último dia 06/03, o I Encontro de Formação com os Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, abrindo assim a 2ª etapa do Programa e o 4º Ciclo de Formações nas escolas.

A primeira etapa da Formação Continuada, em conformidade com as DCNEM, trouxe como eixo condutor “Os Sujeitos do Ensino Médio e a Formação Humana Integral” e foi composta pelos seguintes Campos Temáticos/Cadernos: Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana Integral; Ensino Médio e Formação Humana Integral; O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da Formação Humana Integral; Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Avaliação no Ensino Médio; e Áreas de Conhecimento e Integração Curricular.

Nesta segunda etapa, dando continuidade ao eixo proposto, as temáticas que compõem os Cadernos de Formação do Pacto são: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio e Áreas de Conhecimento do Ensino Médio, em consonância com as proposições das DCNEM, considerando o diálogo com o que vem sendo praticado em nossas escolas, a diversidade de práticas e a garantia da educação para todos. A formação continuada propiciada pelo Pacto auxiliará o debate sobre a Base Nacional Comum do Currículo que será objeto de estudo dos diversos setores da educação em todo o território nacional, em articulação com a sociedade, na perspectiva da garantia do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano dos estudantes da Educação Básica, conforme meta estabelecida
no Plano Nacional de Educação.

Destacamos como ponto fundamental que nesta segunda etapa seja feita a leitura e a reflexão dos Cadernos de todas as áreas por todos os professores que participam da formação do Pacto, considerando o objetivo de aprofundar as discussões sobre a articulação entre conhecimentos das diferentes disciplinas e áreas, a partir da realidade escolar. A perspectiva de integração curricular posta pelas DCNEM exige que os professores ampliem suas compreensões sobre a totalidade dos componentes curriculares, na forma de disciplinas e outras possibilidades de organização do conhecimento escolar, a partir de quatro dimensões fundamentais: a) compreensão sobre os sujeitos do Ensino Médio considerando suas experiências e suas necessidades; b) escolha de conhecimentos relevantes de modo a produzir conteúdos contextualizados nas diversas situações onde a educação no Ensino Médio é produzida; c) planejamento que propicie a explicitação das práticas de docência e que amplie a diversifiação das intervenções no sentido da integração nas áreas e entre áreas; d) avaliação que permita ao estudante compreender suas aprendizagens e ao docente identificá-las para novos planejamentos. (Fonte: caderno 1 – Pacto EM)

Este encontro contou com a presença de 37 Orientadores de Estudo das Escolas Públicas Estaduais, superintendentes escolares e coordenação do Projeto Professor Diretor de Turma e foi mediado pelos Formadores Regionais da CREDE, Professores Roberto Marquedonen M. dos Santos e Márcia Roberta Silva de Azevedo.

Os temas abordados foram:

1) A Formação Humana Integral: a articulação entre os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano e à Organização do Trabalho Pedagógico;
2) Valorização e Interpretação do Planejamento Participativo: PPP, PPC, PTD, RE e Estatutos como Mediações para a Organização do Trabalho Pedagógico;
3) A Formação continuada na Escola: O papel do Gestor Escolar e do Coordenador Pedagógico na reconfiguração da hora-atividade – espaço de elaboração, interpretação e avaliação coletiva do Plano de Trabalho Docente (PTD).

Fonte(s): Roberto Marquedonen M. dos Santos/ Márcia Roberta S. de Azevedo (Formadores Regionais)

Contato: marquedonen@crede03.seduc.ce.gov.br