Formadores Regionais da CREDE 3 participam de Oficinas de Aprendizagem Cooperativa

19 de maio de 2014 - 11:17

A SEDUC (Ce), em parceria com a UFC, realizou, nos dias 13 a 16 de Maio, no Hotel Jangadeiro (Aquiraz), um curso com oficinas vivenciais sobre Aprendizagem Cooperativa para os Formadores Regionais do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

O professor que incentiva a participação dos alunos em sala de aula promove a “aprendizagem cooperativa”, ou seja, a troca de experiências. Professores e alunos ajudam-se mutuamente, como parceiros no processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, aprendizagem cooperativa ou colaborativa é um processo pelo qual os membros de um determinado grupo ajudam e confiam uns nos outros a fim de atingir um objetivo combinado (meta coletiva). A sala de aula é um excelente lugar para desenvolver as habilidades de criação de um grupo.
O professor deverá enfatizar o ensino e a aplicação de estratégias de cooperação entre os alunos. O ponto de partida é reconhecer que os estudantes aprendem não apenas com o professor, mas também uns com os outros. (Fonte: MEC)
Os princípios da Aprendizagem Cooperativa são: a Interação Social; o Sucesso acadêmico; a Construção de relacionamentos; a Autonomia intelectual e Protagonismo estudantil. Estudantes que aprendem de modo cooperativo sentem maior apoio social, tanto acadêmico quanto pessoal, da parte de seus colegas e professores.

As oficinas foram mediadas pelo professor Manoel Neto (UFC), facilitadores do Projeto “Eu Curto a Universidade” e a participação especial da Professora Cristiane Holanda (SEDUC) e contou com a participação de todos os formadores regionais do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Estado do Ceará, técnicos da SEDUC e representantes das Universidades parceiras.

Os professores formadores regionais da CREDE 3, Roberto Martquedonen M. dos Santos (NTE) e Márcia Roberta Silva de Azevedo (CECOM) participaram ativamente das oficinas ofertadas: Histórias de Vida; Interdependência Social; Habilidades Sociais; Vivência de Conflitos; Protagonismo Estudantil; Avaliação de Performance e Orientações para o Contrato Social.

Fonte: Roberto Marquedonen M. dos Santos (Prof. Coord do NTE e Formador Regional)

Contato: marquedonen@crede03.seduc.ce.gov.br