Escolas estaduais da Crede 3 realizam a III Caravana da Cultura Afro-brasileira

19 de novembro de 2013 - 17:10

Nos dias 13 e 14 de novembro alunos e professores de oito escolas estaduais da Crede 3 estão empenhados na discussão e fortalecimento dos conhecimentos relacionados à história e à cultura afro-brasileira. A caravana é formada por 80 alunos e 16 professores das escolas EEEP Marta Giffoni (Acaraú), EEM São Francisco da Cruz, EEFM Maria Conceição de Araújo (Aranaú – Acaraú), EEM Marieta Santos e EEEP Júlio França (Bela Cruz), EEM José Teixeira (Jijoca), EEM Ricardo de Sousa Neves (Marco) e EEM Carminha Vasconcelos (Morrinhos), acompanhada e coordenada pela autora do Projeto, Profª Gleiciane Freitas e pela Técnica da Crede 3 Profª Socorro Brandão.
O Projeto inicia suas atividades meses antes em cada escola, onde os alunos recebem orientações e participam de oficinas nos temas sugeridos. Após esta etapa escolar, são selecionados 10 alunos de cada escola para participar da caravana e replicar o que aprendeu nas salas de aula das escolas visitadas.
Nesta 3ª edição da Caravana da Cultura Afro-brasileira, são oito escolas envolvidas e visitadas nos dois dias de atividades. O Objetivo é trabalhar as temáticas relacionadas à história e cultura afro-brasileira de forma dinâmica e com criticidade, com ênfase no protagonismo dos estudantes. Tanto que na fase de execução durante a caravana, os professores não participam diretamente, são os alunos que ministram as aulas divididos em pequenos grupos.
No 1º dia, a Caravana saiu de Acaraú, passou por Cruz, Aranaú e concluiu suas atividades em Jijoca com uma belíssima apresentação de Jongo, uma manifestação artística afro-brasileira pouco conhecida entre os jovens.
No 2º Dia, a Caravana iniciou as atividades nas escolas de Bela Cruz, seguindo para Marco e sendo finalizada em Morrinhos, onde também ocorreram apresentações artísticas e a avaliação da Caravana pelos participantes.
É desta forma que alunos e professores da Crede 3 comemoram o Mês da Consciência Negra, educando,construindo conhecimentos e valorizando a história e a cultura afro-brasileira.

 

Fonte: Maria Socorro Brandão Everton – Coord. do PPDT

Contato: socorrobrandao@crede03.seduc.ce.gov.br