3ª CREDE realiza fase municipal da Semana Voz do Estudante

23 de agosto de 2013 - 10:37

Sobre Semana Voz do Estudante

A Semana Voz do Estudante, como atividade integrante do “Mês A(o) Gosto do Aluno”  constitui  uma  ação  direcionada ao registro das  percepções dos  estudantes da Rede  Pública  Estadual  sobre  sua  escola, e das expectativas  em  relação  ao papel  da  Educação Escolar em  sua  formação,  na perspectiva de  fortalecer  o protagonismo estudantil.

Objetivo Geral

Proporcionar reflexão entre os estudantes sobre a escola que temos e as ações que podem  melhorá-la,  ajudando-os  a  se  afirmarem  como  sujeitos  produtores  de mudanças.

Fase Escolar: 19 de agosto
Fase Municipal: 21 de agosto
Agenda 22: 22 de agosto

Essa fase ocorreu nas escolas da rede pública estadual, envolvendo todas as suas turmas e turnos, e se desenvolveu através de discussões sobre as condições que a escola possui para promover o bem estar e a aprendizagem dos estudantes, e o que pode ser empreendido para melhorá-la.

Essa Fase aconteceu nos municípios que possuírem mais de uma escola estadual, envolvendo alunos representantes das comissões organizadoras de cada escola, e se  desenvolveu  em  torno  das  condições  da  educação  escolar  promovida  no município.

As escolas participantes desta última fase foram: EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa (Acaraú), EEM Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes (Acaraú), CEJA Padre Antônio Tomás (Acaraú), EEM Tomaz Pompeu de Sousa Brasil (Acaraú) e EEM Vicente de Paulo da Costa (Acaraú).

O  resultado  final  da  fase  municipal  deverá  ser  inserido  no  Portal  Rumo  à Universidade, de acordo com tutorial disponibilizado no próprio Portal.

Dentre asa discussões realizadas, podemos destacar:

(1) O que de positivo podemos destacar na educação de nossa cidade? (transporte, esporte, cultura, oportunidades de aprendizagem etc.)?

– A oportunidade dos alunos participarem das avaliações externas, como forma de conhecimento de seu nível de aprendizagem e incentivo ao estudo;
– Inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas estaduais;
– Incentivo das escolas para que os estudantes realizem o Enem (todo apoio institucional – simulados, documentação, aulas de reforço e outros);

(2) O que nós, como estudantes, podemos fazer para melhorar a educação escolar do nosso município?

– Desenvolvimento de práticas sociais (projetos sociais) a serem implementados pelos alunos visando beneficiar a sua comunidade;
– Maior valorização do patrimônio público, por exemplo, cuidado com o material didático recebido na escola, etc.

Resp.: Erlane Muniz de Araújo Martins (Superintendente Escolar)

Contato: erlane@crede03.seduc.ce.gov.br