Professores de História da 3ª CREDE participam de formação do Projeto Professor Aprendiz

29 de novembro de 2012 - 03:00

Os professores de História da 3ª CREDE participaram neste 2º semestre de formações do Projeto Professor Aprendiz e o último encontro foi realizado no dia 28 de novembro no auditório da 3ª CREDE.

O Projeto Professor Aprendiz é um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento e reforço das práticas de protagonismo docente, segundo os critérios da autonomia intelectual individual e da produção de uma identidade profissional coletiva, que integram o Programa Aprender Pra Valer. Seus principais objetivos são:

– Possibilitar a autoria docente de instrumentos de ensino e avaliação discente;
– Incentivar as condições de socialização das experiências,reflexões e conclusões teórico-científicas dos professores da rede junto a seus pares e à sociedade;
– Elaborar e construir vias de formação docente tendo como formadores professores da rede.

De forma geral, os encontros contemplaram temas, conceitos e linguagens da História como: conceitos básicos estruturantes da História, História em quadrinhos no ensino de História,  Ensino de História e os “espaços de memória” e Ensino de História e currículo. Na avaliação final os professores expuseram a satisfação com a iniciativa do Projeto Professor Aprendiz que possibilita a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem na área de Ciências Humanas, especialmente na disciplina de História.  Desde 2010, a formação vem sendo ministrada pela Profª Gleiciane Freitas (na foto 3ª da esquerda para a direita) , professora de História da rede estadual (EEM São Francisco da Cruz), historiadora e autora de livros de didáticos de História do Ceará e local.

Fonte: Socorro Brandão Everton (Coord. do Projeto PDT – 3ª CREDE)

Contato: socorrobrandao@crede03.seduc.ce.gov.br