Sala de Leitura da Escola Professora Marieta Santos (Bela Cruz) promove homenagem ao Rei do Baião

21 de agosto de 2012 - 03:00

A EEM Professora Marieta Santos (Bela Cruz), através de sua Sala de Leitura,  realizou no último dia 28 de junho o encerramento do Projeto: “Centenário do Rei do Baião”. A atividade, que teve como objetivo divulgar a vida e a obra de Luiz Gonzaga, foi direcionada aos alunos dos terceiros anos. Por meio de leituras (biografia, curiosidades, letras de músicas) sobre esse pernambucano, buscou-se também fazer um resgate dos traços culturais do nosso nordeste, pois nos reconhecermos é o primeiro passo para a nossa valorização.
O fechamento das tarefas foi feito através de um Jogo denominado: ”O Passageiro”.  Baseado no Programa “ O Último Passageiro” da Rede TV, com adaptações consideradas necessárias. Na partida final,  participaram representantes dos alunos dos terceiros anos dos três turnos. Os mesmos foram denominados por uma das músicas de Luiz Gonzaga, sendo que o turno manhã optou por “Xote das Meninas”, os alunos do vespertino escolheram “Vida de Viajante” e o o grupo noite, “Riacho do Navio” .
A dinâmica consistiu em  jogadas de perguntas e respostas sobre a obra do homenageado. Assim, quem primeiro completasse os blocos somados às tarefas, como caracterização de personagens nordestinos e complementação de letras de músicas do Gonzagão seria o vencedor.  Na oportunidade, ainda contou-se com barracas de comidas típicas e muito xote e baião do velho Lua.
Obrigado e parabéns a todos alunos participantes e, em especial, aos vencedores – discentes do turno noite, pelo empenho, estudo  e por ter oportunizado aos presentes um aprendizado de forma tão lúdica. Salve a cultura nordestina!

Resp.: Fabiano Araujo (Coord. do LIE)
Contato: liemsantos@gmail.com