3ª CREDE (Acaraú) sedia Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil

1 de junho de 2012 - 03:00

No dia 31 de maio, a região da 3ª CREDE/Acaraú, sediou a CARAVANA CEARENSE CONTRA O TRABALHO INFANTIL, coordenada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, apoiada pelo Ministério Público do Trabalho e pela 7ª Procuradoria Regional do Trabalho, Coordenação Estadual do PETECA (Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) através do Dr. Antônio de Oliveira Lima, Coordenador estadual da Caravana, juntamente com a  profa. Rejane Hélvia, coordenadora do Programa ESCOLA QUE PROTEGE na CODEA/SEDUC e os demais órgãos empenhados na garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente na jurisdição da 3ª CREDE: Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca, Marco e Morrinhos, representados pelo Ministério Público, CRAS, CREAS, PETI, COMDICA, Conselho Tutelar, Secretarias de Ação Social, Educação e Saúde.
A referida caravana é uma mobilização pelo enfrentamenCaravana 2to a essa grave violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das ações locais para prevenção e eliminação do trabalho infantil, nos Estados do Nordeste. O evento, cuidadosamente preparado e articulado com os demais setores envolvidos, contou com uma calorosa caminhada pelas principais ruas da cidade, animada com som volante e faixas alusivas ao Combate do Trabalho Infantil com parada na Câmara de Vereadores, Sec. de Educação, de Saúde, Prefeitura e Conselho Tutelar para entrega da bandeira da referida Caravana, firmando assim o compromisso daquela entidade na defesa de um futuro melhor para crianças e adolescentes. O encontro para estudo da temática realizou-se no auditório da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e contou com a representação maciça dos órgãos municipais e estaduais envolvidos. A metodologia aplicada no encontro provocou questionamentos, discussão, debate, propiciando um clima de participação social entre órgãos governamentais e sociedade civil, representada pelas crianças e adolescentes, que cobraram das entidades governamentais, atitudes visíveis de combate à violação dos direitos da criança e do adolescente em nossa região.

Fonte: Cláudia Rodrigues Técnica NRCOM/3ªCREDE
claudiarodrigues@crede03.seduc.ce.gov.br