3ª CREDE realiza ciclos de formações do Projeto Professor Diretor de Turma por Município (2012)

21 de março de 2012 - 03:00

A Coordenação Regional do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) da 3ª CREDE realizou durante o mês de março cinco (05) encontros de capacitação de professores e coordenadores do PPDT. O 1º encontro ocorreu dia 02/03, envolvendo profissionais  das escolas EEEP Marta Maria Giffoni de Souza, EEM Tomaz Pompeu de Sousa Brasil e EEM Maria Alice Ramos Gomes e a EEEP Marta Giffoni sediou o evento. O 2º encontro foi realizado dia 08/03 na EEFM Conceição Araújo (Aranaú)  e contou com a participação de professores e coordenadores desta escola e também da EEM José Teixeira de Albuquerque (Jijoca de Jericoacoara). Dia 09/03 foi a vez da EEM Valdo de Vasconcelos Rios (Itarema) sediar o evento que contou com a participação de profissionais das seguintes escolas:  EEM Luzia Araújo Barros (Itarema), EEM Prefeito José Maria Monteiro (Almofala), EEM Francisco Araújo Barros (Assentamento Lagoa do Mineiro) e da EEM Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios. Dia 13 de março o encontro aconteceu no município de Marco e contou com a participação dos professores Dts e coordenadores das escolas  EEFM Carminha Vasconcelos (Morrinhos), EEM Francisco Porciano Ferreira (Mocambo) e da EEM Ricardo de Sousa Neves, onde o encontro foi realizado. O ciclo de encontros foi encerrado no município de Bela Cruz com a participação dos profissionais da EEM Theolina de Muryllo Zacas (São Gonçalo – Bela Cruz) e da EEFM Professora Marieta Santos, onde ocorreu o encontro. A dinâmica da realização das formações por município justifica-se pela necessidade de capacitar os professores Diretores de Turma e coordenadores escolares para a realização das reuniões diagnósticas do 1º Conselho de Turma. A 3ª CREDE conta com um número de 6392 alunos distribuídos em 180 turmas de Ensino Médio acompanhadas por 165 professores diretores de turma (DTs), prestando um atendimento individualizado a esses alunos e proporcionando um ensino mais humanizado e com vistas a garantir o sucesso e a permanência dos alunos na escola. É essa a premissa do Projeto Professor Diretor de Turma. Os encontros foram dinamizados pela Coordenadora Regional do Projeto Professor Diretor de Turma, profª Maria Socorro Brandão Everton. Além de capacitar os profissionais em relação aos procedimentos do projeto, os encontros são importantes momentos de intercâmbio de experiências entre os educadores.

Fonte: Socorro Brandão Everton (Coord. do PPDT)
sbrandaohelp@hotmail.com