Inaugurada a Escola Rural Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema.

16 de fevereiro de 2012 - 03:00

Na última quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012, o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria Estadual de Educação e a 3ª CREDE realizaram a solenidade de inauguração da EEM Francisco Araújo Barros, escola rural, localizada no Área de Assentamento da Lagoa do Mineiro, Itarema-CE. A referida escola encontra-se sob a jurisdição da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Acaraú.

O evento ocorreu às 18h com participação da Secretária de Educação Izolda Cela, comunidade local, representantes do MST, Sindicatos, Organizações Governamentais, lideranças políticas e profissionais da educação.

A EEM Francisco Araújo Barros dispõe de 12 salas de aula, que podem atender até 1.600 alunos nos três turnos. O novo prédio conta com dependência administrativa, biblioteca, laboratórios de Informática e Multidisciplinas (Química, Biologia, Física e Matemática), espaço para o Grêmio Estudantil, anfiteatro, pátio coberto e ginásio poliesportivo. O empreendimento contou com investimentos dos Governos Federal e Estadual no valor de R$ 3,6 milhões.Escola nova

A EEM Francisco Araújo Barros é a concretização de uma reivindicação histórica pela construção de escolas de ensino médio destinadas aos jovens assentados, permitindo a continuidade dos estudos a quem precisava se deslocar até as sedes das cidades mais próximas para conclusão do Ensino Médio.

A Comunidade do Assentamento Lagoa do Mineiro, satisfeita, considera a obra um sonho realizado, atendido pelo Governo do Estado do Ceará que dignamente honrou o compromisso firmado em 2009 para construir 11 escolas de nível médio nas áreas de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do estado.

Mirele M. R. da Silva

ASSESSORA TÉCNICA-NRDEA/3ª CREDE