Escola Júlio França (Bela Cruz) é semi-finalista no Prêmio Gestão e diretora participa de intercâmbio em Pernambuco

21 de novembro de 2011 - 03:00

A Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França de Bela Cruz-CE participou da cerimônia de entrega do Prêmio Gestão ano-base 2010 que aconteceu, em Refice-PE.

O Prêmio Gestão Escolar busca experiências bem sucedidas em gestão escolar de escolas públicas. Nos últimos doze anos tem revelado experiências que inovam e provocam transformações significativas no cotidiano de milhares de pessoas em todo o país. Para a presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, “o Prêmio Gestão Escolar atualmente credencia-se como um diferencial em Educação, valorizando a gestão como um todo, com a efetiva participação da comunidade escolar.”

No Ceará, 125 escolas públicas se inscreveram no Prêmio. Deste total, 93 unidades públicas confirmaram sua inscrição encaminhando seu dossiê para avaliação. Além da Escola Júlio França, outras cinco unidades de ensino foram classificadas na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar ciclo 2010 – 2011: Escola de Ensino Fundamental Judite Chaves Saraiva (rede municipal de Limoeiro do Norte); Escola Estadual de Educação Profissional Amélia Figueiredo de Lavor; Escola de Ensino Médio Maria Dolores Petrola, e Escola de Ensino Médio Maria Amélia Perdigão Sampaio. Sendo a Escola de Ensino Médio Maria Dolores Petrola, escolhida destaque estadual.

Através da Área da Gestão Escolar, a Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC, possibilitou, no período de 06 a 09 de novembro, uma viagem de Intercâmbio, em Pernambuco, com os gestores semifinalistas do Prêmio Gestão Escolar.

Na ocasião os gestores tiveram a oportunidade de conhecer experiências bem-sucedidas em gestão escolar e participaram da votação e cerimônia de premiação.

A Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC – estava sendo representada no evento pelas professoras Graças Menezes e Luzia Araújo.

A programação do intercâmbio foi bem intensa e os gestores tiveram a oportunidade de conhecer escolas que são Centros de Referencias em Pernambuco. Também participaram da IV Reunião Ordinária do Consed e assistiram a psicóloga e psicanalista Viviane Mosé proferir uma palestra sobre liderança educacional e políticas públicas.

A equipe do Ceará, ainda, realizou um city tour pelos pontos turísticos de Recife e Olinda e visitaram o Ginásio Pernambucano, este sendo palco da filosofia de gestão da Escola Júlio França – TESE.

Fonte: Edvalda Maria Silva Rios (Coordenadora Pedagógica)

Contato: edvaldamsr@yahoo.com.br