Liceu de Itarema realiza III Feira Científico-Cultural

13 de outubro de 2011 - 03:00

Com o intuito de divulgar e estimular a pesquisa científica, a EEM Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios realizou na última sexta-feira, 30 de Setembro, a III Feira Científico-Cultural com a apresentação de quatorze projetos nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas e Ciências Ambientais. Os projetos foram apresentados à comunidade escolar nos turnos manhã, tarde e noite. No turno da tarde, houve a avaliação dos projetos por um corpo de júri com formação na área de cada trabalho exposto e,  à noite,  a divulgação dos resultados.
As temáticas pesquisadas foram bastante diversificadas, mostrando aspectos culturais, sociais, históricos, ambientais, dentre outros, pautadas na busca de solução para problemas existentes, fundamentadas teoricamente e através de pesquisas de campo.  Os projetos  ainda abordaram questões como:  a identidade afrodescendente, a variação linguística, o xadrez como ferramenta pedagógica no ensino da matemática, o bullyng, jogos populares, língua indígena tremembé, cultivo da mamona, fossas sépticas,  protagonismo etc.
Destacamos o trabalho dos professores orientadores e o envolvimento dos alunos nas pesquisas realizadas, em que puderam compartilhar suas descobertas. Foram vencedores os seguintes projetos:
•    Os sentidos de uma identidade afrodescendente (Ciências Humanas), orientado pelas  professoras Eliane e Eliene.
•    Preconceito linguístico, variações linguísticas e o ensino de língua portuguesa (Linguagens e códigos), cuja orientadora foi a professora Maick Chemilla.
•    Xadremática, o xadrez como ferramenta pedagógica para ensinar matemática (Ciências da Natureza e Matemática), sob a orientação dos professores  Edilene e Gersino.
•    O cultivo de mamona no município de Itarema numa perspectiva do desenvolvimento sustentável, orientado pelo professor  Jardel  Batalha.

Os projetos vencedores irão participar da III Feira Regional da 3ª CREDE, nos dias 25 e 26 de outubro deste ano.
Durante a programação, também houve as seguintes atividades culturais:  recital de poesias, apresentação do coral da escola e enquete teatral.

Fonte: José Ivaldo Bleasby (Diretor da Escola)
Contato: ivaldobleasby@hotmail.com