3ª Crede promove encontro com Coordenadores Escolares e Professores Coordenadores de Área (PCA)

18 de agosto de 2011 - 03:00

A 3ª CREDE realizou no dia 17/08/2011 mais um Encontro com Coordenadores Escolares e PCAs das Escolas Estaduais sob sua abrangência. O evento teve duração de 8 horas e contou com a participação dinâmica da Equipe do NRDEA, gestores e Professores Coordenadores das Áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas.

Com o objetivo de avaliar o Projeto Primeiro, aprender e seu impacto no processo de aprendizagem, a Supervisora Áurea Rita Silveira fomentou as discussões expondo o propósito maior do referido projeto que é a formação de leitores e escritores proficientes e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e indagando as escolas sobre a atuação efetiva das mesmas no atendimento às necessidades dos alunos em consonância com as diretrizes do Projeto. Ao passo, as escolas relataram as ações relacionadas aos procedimentos pedagógicos utilizados ao longo do 1º semestre, considerando planejamento, execução e avaliação. A supervisora expôs as propostas para a Feira Regional de Ciências e fez algumas reflexões acerca da necessidade e importânia do incentivo à investigação científica na escola pública.

Outro ponto forte da reunião foi o estudo dos PCNEM que proporcionou a todos os participantes uma reflexão sobre a ação pedagógica em sala de aula e a forma como cada Área do Conhecimento vem trabalhando as três grandes competências contidas nas Orientações Curriculares Nacionais. Em um primeiro momento foi apresentada a fundamentação legal, filosofia e princípios gerais que permeiam o supracitado documento e, em seguida, o grupo foi dividido de acordo com suas formações e áreas de atuação.

Os estudos específicos foram dinamizados pelas técnicas da 3ª CREDE com auxílio de professores convidados. A Área de Ciências da Natureza e Matemática foi direcionada pela Superintendente Marta Leitão e Prof. Geovânio Silveira Silva da EEM Vicente de Paulo da Costa; A Ciências Humanas ficou sob a coordenação das Superintendentes Socorro Costa e Erlane Muniz com apoio da Profª Gleiciane Silveira da EEM São Francisco da Cruz e a Área de Linguagens e Códigos foi coordenado pela Assessora Técnica Mirele M.R.da Silva. Após o estudo um relator de cada grupo analisou o momento e apresentou a finalização das reflexões bem como os encaminhamentos a partir destas.

Todas as conclusões e proposições serão condensadas em um relatório que será encaminhado às escolas e disponibilizado ao público através do site da 3ª CREDE. O material utilizado nos estudos já está disponível no link https://www.crede03.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=30:estudos-e-orientaes&Itemid=174

Mirele M. R. Da Silva

ASSESSORA TÉCNICA-NRDEA/3ª CREDE