Escola Profissional de Acaraú participa de Semana da Enfermagem

19 de maio de 2011 - 03:00

O curso Técnico de Enfermagem da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa está participando da Semana da Enfermagem com atividades que envolvem professores e estudates: as comemorações do ‘Dia do Enfermeiro’, que ganham tom científico e social.
O 12 de maio é celebrado em todo o mundo. Refere-se à data de nascimento da enfermeira Florence Nightingale (do ano de 1820), considerada um marco da enfermagem moderna no mundo. No Brasil, comemora-se entre os dias 12 e 20 de maio a ‘Semana da Enfermagem’, instituída nos anos 40 também em homenagem à Florence Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
No auditório da escola estão sendo realizadas palestras com foco na prevenção e conscientização quanto aos cuidados e riscos com a saúde. Palestras sobre Bulimia e Anorexia, hipertensão arterial, diabetes, câncer de mama.
Todo o trabalho está sendo orientado pela coordenadora do curso Técnico de Enfermagem e Técnica de Enfermagem Maria Conceição Fernandes Lucas e Hérika Costa, que realizaram orientações sobre imunização de vacinas em atraso.
No dia 19.05.2011, a partir das 18.00 h a praça do Centenário será palco das comemorações. Lá, o curso realizará o ‘Espaço do Enfermeiro’, com adesão do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Secretaria Municipal de Saúde de Acaraú. Estudantes auxiliarão nos trabalhos, acompanhados de professoras enfermeiras. Aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes de riscos coronarianos, orientações quanto à prevenção da dengue, orientações quanto ao aleitamento materno, atendimento de urgência e explanação quanto à profissão do enfermeiro serão ofertados.
Francisca Cáritas Ribeiro Nogueira (Coord. do LIE)
tomaz.pompeu@gmail.com