3ª CREDE promove Encontro Regional do pacto pela convivência com o semiárido cearense.

10 de maio de 2011 - 03:00

A 3ª CREDE, através do NRDEA (Núcleo Regional de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem), e NRCOM (Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios) realizou o  no dia 04/05/2011, no Auditório da 3ª CREDE, o I Encontro Regional do PACTO PELA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CEARENSE. Participaram do momento, Coordenadores, PCAs, professores e Secretarias Municipais de Educação, Turismo e Meio Ambiente da região acompanhada por esta Coordenadoria. No momento, foi apresentada a proposta do Pacto, o porquê da criação do mesmo, seus fundamentos e objetivos. As discussões giraram em torno dos eixos temáticos que envolviam o Semiárido e os investimentos sociais destinados a essas regiões cearenses, que, atualmente, correspondem a 86% do território do Estado. A reflexão sobre as grandes dimensões da questão (Econômica/Ambiental/Cultural/Social/Científica, Tecnológica e Inovadora) foi outro ponto forte do encontro, resultando no levantamento de diretrizes e bases para a formulação de uma Política Estadual de Convivência com o Semiárido em seus aspectos fundamentais. As reflexões culminaram na composição de proposições que foram encaminhadas à SEDUC e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e servirá de base para a formulação do Instrumento Legal que estabelecerá a Política Estadual de Convivência com o Semiárido.

Mirele M.R.da Silva
ASSESSORA TÉCNICA-NRDEA/3ª CREDE