Encontro Regional do PNLD-EM: Escolha do Livro Didático

5 de maio de 2011 - 03:00

A 3ª CREDE, através do NRDEA (Núcleo de Desenvolvimento da Escola e Aprendizagem), realizou o  Encontro Regional de Formação PNLD-EM. Participaram do momento coordenadores e Professores regentes do Centro de Multimeios das Escolas Estaduais que participarão do processo de escolha do livro didático.
    Além dos informes técnicos, também foram repassadas orientações sobre “O livro didático e sua importância no processo educacional”, onde o grupo pôde dialogar sobre alguns pontos essênciais na escolha do LD, considerando que o mesmo deve atender às necessidades reais do sujeito-aluno e, principalmente, estar de acordo com o PPP – Projeto Político Pedagógico, com a proposta curricular e, portanto, articulado com o trabalho do professor. As escolas elaboraram uma agenda de ações que norteará todo o processo, desde a apresentação das informações aos professores até o registro da escolha no SIMAD – Sistema de Controle dos Materiais Didáticos.
    A escolha do livro didático deve ser um processo democrático e transparente para todos os membros da escola. Por esse motivo, foi orientado que a reunião final para escolha dos livros deverá ser documentada por meio do Registro da Reunião de Escolha de Livros Didáticos (PNLD-EM) 2012 e amplamente divulgado,  juntamente com o comprovante de escolha, a toda a comunidade escolar. Ficou acordado que a 3ª CREDE fará o monitoramento e acompanhamento das ações agendadas e disponível a esclarecimentos de algumas dúvidas e dificuldades que porventura possam surgir