Distrito de São Gonçalo, em Bela Cruz, ganha Escola de Ensino Médio

8 de abril de 2011 - 03:00

Os jovens da localidade de São Gonçalo, distrito do município de Bela Cruz, na Região Norte do Estado, passam a contar a partir desta sexta-feira (8) com a Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacas, a primeira da localidade. A inauguração será às 9 horas, com as presenças do governador Cid Gomes e da secretária Izolda Cela. Foram investidos recursos no valor de R$ 3,1 milhões do Tesouro Estadual e do Ministério da Educação (MEC).

Com capacidade para atender até 1.080 estudantes, em três turnos, a escola terá a mesma estrutura de uma unidade construída em área urbana. O prédio de 2.664 metros quadrados é composto de oito salas de aula, biblioteca, laboratórios de ciências(física, química e biologia) e informática. Vai dispor ainda de ginásio poliesportivo, pátio coberto, anfiteatro e demais dependências administrativas. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquiteura e Edificações (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Agora os alunos não vão mais precisar se deslocar até a sede do município para finalizar a educação básica. Além do Ensino Médio, também haverá oferta de projetos como Diretor de Turma e Preparação: Rumo à Universidade. A unidade ficará sob a abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Acaraú, que também é responsável pela Escola de Ensino Médio José Maria Monteiro, em Almofala, inaugurada no último dia 19 de março.

Projetos

Diretor de Turma – ação em que um professor da unidade fica responsável por uma determinada turma e acompanha seu desempenho. Para isso, além do diálogo com o aluno, mantém contato constate com os familiares e direção da escola. A ideia é construir um espaço que garanta o acesso e a permanência do aluno, além do seu sucesso e formação enquanto cidadão, evitando assim a evasão escolar.

Preparação: Rumo à Universidade – objetiva ampliar as oportunidades de acesso dos jovens matriculados nas escolas estaduais e ex-alunos às universidades públicas. São aulas semanais com material didático específico, que abrange as questões dos vestibulares e do Enem.

07.04.2011
Fonte:
Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – jacquelinec@seduc.ce.gov.br – 85 3101.3972