Professora da 3ª CREDE é premiada no 5º Prêmio Educar para Igualdade Racial, em São Paulo

17 de dezembro de 2010 - 03:00

A professora Maria Socorro Brandão Everton, da Escola Estadual de Educação Profissional Tomaz Pompeu de Sousa Brasil (atualmente coordenando o Projeto Diretor de Turma, na 3a. CREDE), em Acaraú, foi uma das 16 finalistas do 5º Prêmio Educar para a Igualdade Racial. A experiência Pérola Negra “Renascimento africano em terras brasileiras”  é uma das 4 finalistas no Ensino Médio, em que concorreram escolas e professores de todo o Brasil. O trabalho obteve sucesso no prêmio e foi a grande vencedora da categoria de professores com Projetos relacionados a Cultura Afrodescendente.

O Projeto da professora Marida do Socorro, que é especialista em História da Cultura Afro-brasileira, foi vivenciada na escola em 2009 e contou com a participação de toda a comunidade educativa, a parceria da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além da Câmara Municipal de Acaraú.

O objetivo da experiência é cotidianizar  a educação étnico-racial, preconizada nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, por meio de oficinas para educadores e atividades práticas de cunho educativo e cultural, valorizando a ancestralidade africana em contexto local e nacional e repudiando toda e qualquer forma de discriminação dentro e fora do contexto escolar. A escola Tomaz Pompeu de Sousa Brasil articulou-se para uma nova versão do projeto em 2010 e deu continuidade aos trabalhos.  A intensão da autora é ampliar os espaços de discussão, implementando o projeto nas escolas municipais.

O Prêmio Educar para a Igualdade Racial premia experiências de promoção da igualdade étnico-racial em ambiente escolar, e é reconhecido no âmbito do Ministério da Educação (MEC) como uma das principais ações realizadas pela sociedade civil de promoção da igualdade étnico-racial na educação, além de se configurar como uma das principais ações de implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. O prêmio é uma iniciativa da parceria do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e Grupo Santander Brasil, que está na sua 5ª edição. Tem por objetivo identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar, vinculadas a temática étnico-racial, na perspectiva de garantir uma educação de qualidade para todas e todos e, mais especificamente, de combate ao racismo e de valorização da diversidade étnico-racial.

Fonte: SEDUC (16/12/2010)