Alunos de Escola Indígena Tremembé da região da 3ª CREDE recebem certificação do PROERD

14 de dezembro de 2009 - 03:00

Aconteceu no dia 11 de Dezembro de 2009, na Escola Indígena Tremembé Maria Venâncio (Almofala/Itarema) a formatura do 60 alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD. O PROERD foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983 com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education) ou DARE América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.

O PROERD é essencialmente preventivo e consiste em um currículo de 17 semanas, sendo uma aula por semana, ministrada por policiais militares fardados a alunos do 5º e 6º anos, ou seja, na faixa etária de 9 a 12 anos de idade. Ao final do curso é realizada uma formatura, onde os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de Aluno PROERD.

O PROERD Ceará está em plena expansão na Capital e interior do Estado, e atualmente contamos com 57 municípios beneficiados pelo programa, onde já foram “vacinadas contra as drogas” aproximadamente 65.000 crianças. Temos conseguido avanços significativos dentro e fora da Corporação, onde citamos a institucionalização do PROERD na PMCE através do Decreto Estadual nº 28.232, de 04 de maio de 2006 e de sua regulamentação pela Portaria nº 104/2006-GC, publicada no Boletim do Comando Geral nº 150, de 08 de agosto de 2006. Desde sua implantação em 2001 até os dias de hoje, o Coordenador Estadual do PROERD é o Cel Prof PM RR Austregésilo, e atualmente assume a função de secretário executivo é o Ten. PM Messias Mendes, respondendo pela Assessoria Pedagógica.

O Evento contou com a participação do Coordenador da 3ª CREDE, Professor Daniel Carlos da Costa, Polícia Militar do Ceará, lideranças indígenas, professores, pais e alunos.