3ª CREDE e Secretaria Municipal de Educação realizam primeiro encontro presencial do “Formação pela Escola”

23 de novembro de 2009 - 03:00

A 3ª CREDE (Acaraú) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizaram nos dias 13 e 19 de Novembro de 2009 o primeiro encontro presencial do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE Formação pela Escola. Neste encontro, além da apresentação do programa, foi introduzido o Módulo de Competências Básicas, que terá a duração de 1 (um) mês e carga horária de 40 h. Os objetivos gerais deste módulo introdutório, que antecede o módulo temático (no caso da nossa região, o módulo escolhido para as duas primeiras turmas foi o PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola) são:
– Compreender o sentido das políticas públicas, no contexto de um sociedade capitalista;
– Reconhecer as políticas para a Educação Básica, no contexto da globalização e do pensamento neoliberal;
– Conhecer as fontes de financiamento da Educação Básica;
– Conhecer a dinâmica dos conselhos que atuam no controle  social e como se dá a participação da comunidade nesses conselhos;
– Reconhecer o papel social do FNDE no apoio às políticas públicas para a Ed. Básica, mediante a implementação de diferentes programas e ações.
Aqui em nosso município foram formadas duas turmas de 40 cursistas que escolheram, de acordo com seu perfil junto à Comunidade Educativa, o módulo temático que abordará o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Os tutores capacitados para mediar este curso são: Professor Roberto Marquedonen (Prof. Multiplicador do NTE), pelo estado, e Professora Kátia Cilene (Técnica da Secretaria Municipal de Educação), pelo Município.O próximo encontro ainda não tem data definitiva, mas será realizado no início de Dezembro, onde concluiremos o Módulo de Competências Básicas e introduziremos o Módulo do PDDE.