Escola Profissional de Acaraú realiza Projeto Educativo com o uso das Tecnologias

13 de novembro de 2009 - 03:00

Com o objetivo de revitalizar as aulas de matemática e geometria com auxílio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC),  tentando fazer uma ponte entre o estudo e o prazer, utilizando o computador como ferramenta de aprendizagem e softwares educativos que facilitem a compreensão de conceitos e propriedades matemáticas,  o professor de Matemática da EEEP Tomaz Pompeu de Souza Brasil (Acaraú) Edcarlos Vasconcelos desenvolveu o projeto: Matemática Digital – Informatizando a Matemática.  O projeto tem como objetivos, entre outros:

• Conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computador e internet;

• Conhecer e utilizar o computador e suas ferramentas como objeto de aprendizagem;

• Organizar e sistematizar conteúdos matemáticos estudados no RIVED, GEOGEBRA, etc.;

• Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de idéias, reflexões;

• Desenvolver o raciocínio lógico matemático através da utilização de softwares educativos e sites de conteúdo matemático, etc.

O público-alvo deste projeto são os alunos da 1ªs séries do Ensino Profissional e conta com o apoio da Professora Cáritas Nogueira, coordenadora do Laboratório de Informática Educativa da Escola.

O projeto já está acontecendo na Escola desde de Setembro e vai até Dezembro de 2009.

Na foto acima podemos ver uma das oficinas realizadas no NTE da 3a. CREDE sobre a utilização do aplicativo GEOGEBRA (software livre).