Confeferência Intermunicipal de Educação na região da 3a. CREDE

12 de julho de 2009 - 03:00

Os municípios da região da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE que compreende: Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de|Jericoacoara, Marco e Morrinhos realizaram dia 8 de julho a Conferência Intermunicpal  de Educação – COIME, no Liceu de Itarema, Valdo Vasconcelos Rios, visando possibilitar um espaço democrático, para que todos os setores da sociedade discutissem sobre as diretrizes da Educação no Brasil e propusessem modificações no sistema de ensino.  Essa foi uma iniciativa dos Secretários Municipais de Educação, Paulo César Rocha, Maria Nélia Helcias M. Vasconcelos, Raimundo Otávio da Mota, Francisco Antônio dos Santos Neto, João Vitor de Albuquerque, Francisco Esdras Moreira Rocha e Maria Vera Vasconcelos que tiveram todo o apoio da 3ª CREDE, na pessoa do  Coordenador, Daniel Carlos da Costa.
Estiveram presentes nas atividades da Conferência 420 representantes dos diversos segmentos da sociedade e autoridades municipais: estudantes, pais, profissionais da educação, gestores de instituições, agentes públicos e sociedade civil organizada, os prefeitos municipais de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos, de Bela Cruz, Pedro Rogério Morais, de Itarema, Marcos Robério Ribeiro Monteiro e o de Morrinhos, Jerônimo Neto Brandão.
Contamos com a presença da palestrante Cristiane Holanda, assessora de gabinete da SEDUC, que ventilou acerca do tema central da Conferência “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. Os eixos temáticos foram dinamizados pelos convidados: Pedro Henrique Sampaio Silveira, Coordenador da 2ª CREDE – Itapipoca; Áurea Rita Silveira, mestranda em Educação; Raimundo Otávio da Mota, Secretário Municipal de Educação de Cruz, José Cavalcante Arnaud, Representante da UNDIME/CE; Francisco Edvando Vasconcelos,
Assesssor Técnico Pedagógico de Marco, Nino Amorim, Antropólogo da Secretaria de Ação Social de Acaraú.
Os assuntos a serem debatidos na conferência começaram a ser discutidos nas pré-conferências realizadas em cada município, entre os meses de maio e junho, momento de significativa relevância no processo da conferência.
Foram selecionados 34 delegados dos diversos municípios para a Conferência Estadual. “Estes escolhidos vão retomar e discutir as propostas estabelecidas durante todas as conferências municipais e estaduais, para decidir quais serão aprovadas e colocadas em prática. Isso ocorre no último encontro, o nacional, que compreende o Conae 2010”.
O público foi dividido em 6 grandes grupos e foram diversas as propostas levantadas, estudadas, debatidas e postas em votação pelos grupos de estudo na plenária final realizada à tarde. Todos os presentes tiveram direito à voz e a voto.
A COIME foi uma oportunidade que os profissionais da área tiveram de discutir as principais vertentes da educação no país, ou seja, um encontro que possibilitou que todos, inclusive a sociedade civil, conhecesse o sistema de ensino e fizesse propostas. Essa pluralidade de vozes, é fundamental na construção de uma política adequada aos moldes de educação para o Brasil.