Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO Integrado

Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO

Decreto Nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007
Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo
Art. 1º O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, executado no âmbito do MEC, promoverá o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação nas redes públicas da educação básica.

Dimensões de articulação/integração:
1. Dimensão infra-estrutura tecnológica: laboratórios de informática com banda larga nas escolas urbanas :
2. Dimensão Conteúdos Digitais: DVD Escola, TV Escola e PORTAL DO PROFESSOR
3. Formação de professores e de gestores escolares para o uso pedagógico das TIC nas escolas públicas da educação básica.

Meta do Proinfo Integrado:
– Formação de aproximadamente 240 mil professores e gestores escolares.

Participantes do Proinfo Integrado:
– Professores(as) e gestores (as) de escolas públicas da educação básica.

Concepção de formação do Proinfo Integrado:
– Formação contextualizada – significativa.
– Relação/movimento ação/reflexão/ação.
– Uso de tecnologias como meio e não como fim.
Essa concepção de formação propõe busca, análise, contextualização, possíveis explicações, problematização, autoria, co-oautoria, diálogo, interação, apropriação de teorias sobre problemas,  investigação e, sobretudo, experimentação.

Principais ações do Proinfo Integrado:
– Introdução à Educação Digital (40h):
Curso básico para professores e gestores das redes públicas que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/sistema operacional Linux e recursos básicos da Internet.
Complementação local (40h):As TIC no Projeto Político Pedagógico e/ou desenvolvimento de projetos educacionais
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h):
Curso que focaliza a utilização pedagógica das TIC em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula/escola.

Objetivos do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h):

• Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
  • Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem;
  • Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

A ESCOLA é, por excelência, o lócus da formação.