Governo do Ceará

• photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara

CREDE 3 promove evento: Escola - Espaço de Reflexão

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 3) promoveu no dia 31 de maio de 2017 o evento: Escola - Espaço de Reflexão nas dependências da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Educação com o propósito de mobilizar as escolas públicas da rede estadual com vistas a consolidar a estrutura pedagógica que tem como horizonte a formação crítica e reflexiva dos estudantes acerca de temáticas que considerem, sobretudo, os direitos humanos.

“A formação crítica e reflexiva é uma das condições básicas para que o indivíduo, sobretudo jovem, se desenvolva enquanto cidadão. Ao mesmo tempo, é fundamental ter consciência de que a realidade pode ser visto sob inúmeras perspectivas, e que cada pessoa tem o direito de se identificar mais com determinados pontos de vista. Com base nisso, a Secretaria da Educação planejou o evento "Escola: Espaço de Reflexão. O intuito da ação é estimular a cultura do debate aberto nas unidades de ensino, preservando-se o respeito às diferenças.

A ideia da iniciativa é trazer para o ambiente escolar a cultura do diálogo e incentivar a pluralidade de formas de pensar, como explica Idilvan Alencar. "O Brasil ainda é um país muito preconceituoso, seja em termos raciais, sociais, religiosos, de gênero. E a escola é o espaço de desconstrução dessa prática. Não estamos aqui para definir ideologias para as escolas, mas, para pregar o respeito. E isso se constrói pelo entendimento das diferenças”.

No período da manhã foi formada uma Mesa Redonda com o tema: "Reconhecendo a Pluralidade dos Sujeitos e suas Identidades" e contou com a participação de:

- Gleiciane Maria Silveira e Freitas (Profª da EEM São Francisco da Cruz/ Abordagem: Violência contra a mulher)

- Maria Socorro Brandão Everton (CoordenadoraRegional PPDT/ Abordagem: Diversidade Religiosa)

- Natália Muniz do Nascimento (Profª da SRM da EEM Maria Conceição Araújo/ Abordagem: Alunos com necessidades especiais)

- José Getúlio dos Santos (Diretor da EIT Maria Venância/ Abordagem: Educação Escolar Indígena

- Raísa (Aluna da EEMTI Maria Alice Ramos Gomes/ Abordagem: O que a escola representa em minha vida?)

No período da tarde foram realizadas as seguintes oficinas temáticas:

OFICINA 1 - Tema: Africanidades.
Facilitadora: Maria Socorro Brandão Everton (Coordenadora Regional PPDT Crede 3)

OFICINA 2 - Tema: Violência contra a mulher.
Facilitador: Gleiciane Maria Silveira e Freitas (Prof.ª EEM São Francisco da Cruz)

OFICINA 3 - Tema: #EscolaGêneroSexualidade, Sim!
Facilitador: Paulo Mateus (Coordenador Regional PPDT Crede 6)

OFICINA 4Tema: Educação Especial.
Facilitadora: Natália Muniz do Nascimento (Profª da SRM da EEM Maria Conceição de Araújo)

Participaram do evento Professores Diretores de Turma (DT's), presidentes dos Grêmios Estudantis, presidentes dos Conselhos Escolares, Diretores, Coordenadores Escolares, Coordenadora da CREDE 3 e Equipe da CEDEA (CREDE 3), num total de 110 participantes.

Responsável pelas Informações:

Roberto Marquedonen M. dos Santos - Prof. Mult. do NTE

Dezembro 2017
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

CREDE 03 - Acaraú - Rua Santo Antônio, nº 133 - Outra Banda - Acaraú/Ce - CEP: 62880-000 - Fone: (88) 3661.1556

Horário de atendimento: 08:00h às 12:00h e 13:00h às 17:00h